Navegação:

LEILÃO DE INVERNO - QUADROS NACIONAIS E EUROPEUS, BRONZES, CRISTAL, ARTE AFRICANA E OUTROS ITENS

Leilão 35385 LEILÃO DE INVERNO - QUADROS NACIONAIS E EUROPEUS, BRONZES, CRISTAL, ARTE AFRICANA E OUTROS ITENS

Leilão Finalizado

Exposição

PREGÃO ON-LINE, SEGUNDA-FEIRA, 10 ÀS 20H00

Dúvidas; pedidos de informações; fotos complementares podem ser solicitadas por e-mail: e.arterio@gmail.com ou por WhatsApp: (21) 96886-7062 / 97381-2302.

Eduardo Borgerth Teixeira - Leiloeiro Público Oficial

Leilão

PREGÃO DIA 10 DE JULHO, SEGUNDA-FEIRA, ÁS 20H00

Trata-se de um Leilão no qual o grande destaque, sem dúvida, é o quadro de Martinho de Haro (Lote 1) ’Orquestra de Mulheres'. Este é um trabalho com dimensões de painel, pois mede 120 cm por 220 cm e foi feito entre os anos de 1945 e 1950 (a data exata não foi possível estabelecer).   

Além da beleza e exclusividade desta obra, também deve ser destacada sua procedência: parte da coleção de Ruy Ferreira Borba Filho, 'Orquestra de Mulheres’ está com seu atual dono desde 1979. Dr. Ruy informou-nos que a aquisição deu-se naquele ano tendo sido o Sr. Alceu Colaço, Procurador da Republica, o vendedor. Colaço foi um gaucho que, como tantos, manteve residência no Rio de Janeiro por muitos anos onde a obra ficava exposta na sala principal de seu apartamento em Copacabana.

Além de ‘Orquestra de Mulheres’ outro trabalho de Martinho de Haro chama atenção no nosso Catálogo. Desta vez a cena retratada é a do Mercado de Florianópolis vista tomada da Rua Francisco Tolentino antes do alargamento da orla para a construção da Avenida Beira Mar Norte, uma cena recorrente no trabalho de De Haro. Todavia o histórico de aquisição do trabalho (mesma fonte do ‘Orquestra de Mulheres’) aponta para o fato de que o mesmo foi pintado num período situado entre os anos de 1950 e 1960. Em conjunto com o histórico, a qualidade do trabalho não deixa dúvidas de que o mesmo foi feito estando o artista na cena frente a frente aquilo que retratava, não sendo portanto um trabalho executado por memória, tão pouco com imagem fotográfica servindo de modelo para o quadro.

Saindo destes dois trabalhos trazemos em seguida alguns bons exemplares de obras realizadas por artistas europeus, as quais não se sabe se trazidas do Velho Continente ao final do século XIX, ou se produzidos aqui mesmo, no Brasil. Da mesma coleção do Dr. Ruy Borba estes trabalhos acompanham seu proprietário desde que deixados como legado a ele por seu avô, Dr. Pacheco Prates, não sendo portanto trabalhos que já tenham frequentado Leilões, tão pouco vitrines de casas de antiguidades. São obras de alta qualidade, produzidas seguramente ao final do século XIX, início do XX e que se encontram em boas condições, posto que foram restauradas na década de 90 pela Restauradora e Museóloga, Dra. Maria Lídia Gonçalves. Esse processo de restauro incluiu limpeza mecânica e física da camada pictórica; faceamento com papel japonês; consolidação de rasgos; re-entelamento executado com linho Belga, próprio para restauração; remoção do verniz degradado; substituição de chassis; envernizamento e enceramento. São portanto trabalhos para serem expostos sem medo, uma vez que estão devidamente cuidados e íntegros em sua totalidade.

Ainda na retranca, ‘Quadros’ trazemos um trabalho do mineiro, Lydio Bandeira de Melo / 'Figura de Mulher'; um do espanhol Luis Gramner y Arrufi / 'Auto Retrato'; outro do Italo-Brasileiro, Danilo Di Petri / 'Estaleiro'; e por último uma obra do também Ítalo-Brasileiro, Angelo Agostini / 'Figura'. Estes trabalhos fazem parte de uma extensa pinacoteca que vem sendo aos poucos dispersada, e que sua origem se confunde com aquela do Cineasta David Neves, tio do proprietário dos trabalhos ora apresentados. Importante sublinhar que estes trabalhos não fazem parte do espólio do cultuado cineasta e roteirista, mas certamente tiveram nele a inspiração para serem adquiridas e reunidas numa boa coleção formada ao longo de décadas por seu sobrinho.


Saindo dos ‘Quadros' oferecemos na sequência um conjunto de dez taças de cristal europeu multicoloridas, Saint Louis, em perfeito estado; quatro chassis de época da cadeira ‘Kilin” de autoria de Sérgio Rodrigues para serem restauradas, um magnifico bronze de Raoul Larche, cujo título, ‘Vingt Ans’ é uma exaltação a determinação de um jovem guerreiro com sua espada fora da bainha pronto para ação. Larche foi um dos representantes mais marcantes do período L’Art Nouveau, e essa peça apresenta excelente qualidade de fundição, bem como assinatura e selo.


Segue-se a escultura de Larche um exuberante par de floreiras confeccionadas em bronze com acabamento em técnica antiga de ‘Ormolu’ e tulipas em cristal Baccarat impecáveis. Tais floreiras comportam arranjos florais a certa altura que mesmo postas a mesa como decoração de jantar permite com que as pessoas tenham contato visual uma com as outras, e conversem confortavelmente sem que os arranjos e as peças interfiram em suas interações durante almoços ou jantares.


Parte de um Faqueiro WMF de 1913 Art Nouveau, esculturas eróticas em bronze, itens em Cobre e em Porcelana Oriental se somam a diversos outros itens compondo assim um Catálogo enxuto, porém diverso, e com boas oportunidades de negócios.


O Pregão terá início ás 20h00 do dia 10, segunda-feira. Reforço meu discurso de que permaneçam 'logados' durante o mesmo a fim de não perderem itens que lhes interessam por terem confiado no recurso do “Lance Automático”. Sei que são muitos Leilões ocorrendo simultaneamente, mas, como já disse em outra oportunidade, nossos Catálogos são feitos de modo a reunir itens de mesma natureza em lotes contíguos a fim de poupar tempo dos nossos Licitantes. Não nos interessa espalhar itens de uma mesma categoria pelo Catálogo forçando o Licitante acompanhar o Leilão do início a fim. Saúde e Tempo são dois ativos vitais para que possamos viver bem, daí adotarmos esse modelo de Catálogo para que você possa entrar na hora certa e sair assim que os itens de seu interesse tenham passado.


Desejo a todos um excelente Pregão, lembrando que as retiradas deverão ser feitas a partir da quarta-feira (12). Remessas pelos Correios também começarão a ser feitas a partir do dia 12


Eduardo Borgerth - Leiloeiro Público Oficial            

Leiloeiro

Eduardo Borgerth - JUCERJA Nº 272

Local

Av. Nsa. Sra. de Copacabana, 218 / Copacabana - Rio.